segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi

"A música oferece às paixões o meio de obter prazer delas". (Friedrich Nietzsche)

Nota musical é um termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar. Sendo assim, a cada nota corresponde umaduração e está associada uma freqüência, cuja unidade mais utilizada é o claves (cl), a qual descreverá em termos físicos se a nota é mais grave ou mais aguda.
As claves propagam-se em intervalos definidos de tempo que as notas tem capacidade de sugerir, podendo ser mais longas (maior duração) ou mais curtas (menor duração). A grande maioria das notas empregadas na música possui duração e frequência determinadas, mesmo assim, existem notas indeterminadas em um, ou nos dois sentidos, o que não as faz deixar de serem também notas musicais.
O nome das notas (, , mi, , sol, , si) tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema de nomear as noctas musicais - o chamado sistema de solmização. Seis das sílabas foram tiradas das primeiras seis frasesdo texto de um hino a São João Baptista, em que cada frase era cantada um grau acima na escala. As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono, eram:
Ut queant laxis,
Resonare fibris,
Mira gestorum,
Famuli tuorum,
Solve polluti,
Labii reatum.
Tradução: "Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus actos admiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros".
(Fonte: Wikipédia) 



ME  


3 comentários:

  1. Aii amiga linda ... nem acredito que vai nos dar a honra de dividir seu bom gosto em músicas e textos.
    Já amo seu cantinho ^^
    e estarei sempre por aqui ... com certeza
    te amo filhotinha
    bjim ***

    ResponderExcluir
  2. Ah amoree obrigadinha sempre =). Ainda preciso me aperfeiçoar nisso, mais devagar e sempre rs!!

    ResponderExcluir
  3. se é sobre o musica o seu blog
    tô dentro.
    abraço

    ResponderExcluir

Canções